O campeão do Mundo paralímpico na prova de lançamento de dardo, Márcio Fernandes, chega a Cidade da Praia sábado, para mostrar “ao povo de Cabo Verde” a medalha de ouro conquistada domingo, em Doha, Qatar.

Segundo apurou a Inforpress, o atleta chega a Cabo Verde numa iniciativa da Câmara Municipal da Praia, enquanto personalidade desportiva do Ano da VI Gala do Desporto, evento que se realiza na sexta-feira, 13, na Assembleia Nacional.

Nesta Gala, promovida pela autarquia praiense, no âmbito da sua missão para a promoção do desporto, a edilidade pretende estimular a competitividade desportiva na Cidade da Praia, premiar os melhores e reconhecer o trabalho desenvolvido nas últimas épocas sob o lema "Praia Cidade Educadora, com o desporto criando valores".

A passagem de Márcio Fernandes, atleta crioulo com residência fixa nos últimos tempos na Inglaterra, pelo torrão natal, vai ser ainda aproveitada para uma possível condecoração pelo Governo de Cabo Verde pelo contributo à causa do desporto cabo-verdiano.

Está ainda prevista na agenda visitas ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e ao chefe do Governo, José Maria Neves, bem como à ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, para além dos comités paralímpicos e olímpicos.

Márcio Fernandes sagrou-se, domingo último, em Doha, Qatar, campeão do Mundo na prova de lançamento de dardo, ao bater o ser próprio recorde e africano com a marca de 56,24 metros.

O atleta, que já se encontra qualificado para Jogos Paralímpicos Rio’2016, no Brasil, confirmou assim o seu grande potencial na prova de lançamento de dardo, relegando Rory Mcsweeney, da Nova Zelândia, para a Medalha de Prata com o lançamento de 55,80 metros e o atleta islandês, Helgi Sveinsson, com 55,18 metros, para a Medalha de Bronze.