O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, anunciou esta terça-feira a realização da I Gala oficial desta entidade. Após sete anos de existência este é um objetivo que o dirigente há muito se propunha

Humberto Santos explica, ao SAPO Desporto que o principal objetivo é criar “um espaço de notoriedade e visibilidade” a todos os atletas que se têm destacado, reconhecendo a sua “excelência”.

"O objetivo é fazer o processo de afirmação institucional do Comité Paralímpico, mas sobretudo dar um espaço de notoriedade e visibilidade aqueles que ao longo destas edições dos Jogos Paralímpicos se têm destacado e distinguido, isto é, o reconhecimento pela excelência", afirmou.

Nesta cerimónia serão entregues cinco prémios: a Ordem Paralímpica/Surdolímpica, o Troféu Paralímpico/Surdolímpico, a Medalha Paralímpica/Surdolímpica, a Medalha de Mérito Paralímpica/Surdolímpica e a Insígnia Paralímpica/Surdolímpica.

No âmbito deste evento foi ainda criado um Concurso Nacional para a Criação da Imagem da Gala. Este concurso destina-se a estudantes do ensino superior nas áreas do design e imagem, e as candidaturas têm de ser submetidas até fevereiro de 2016.

Foi ainda criado um prémio de jornalismo desportivo que distinguirá os melhores trabalhos nesta área.