Depois das emoções dos jogos das competições a meio da semana, vem aí mais um fim de semana de grandes jogos, nas principais Ligas europeias. São muitos os encontros que prometem espetáculo e que certamente farão as delícias de todos aqueles que vibram com o desporto-rei e com a incerteza dos resultados. O destaque, desta feita, vai para o duelo dos duelos em Espanha e para dois embates entre equipas de peso em Inglaterra.

Começamos, naturalmente, pelo mais aguradado dos jogos. Em Espanha, na 30.ª jornada da La Liga, o Real Madrid recebe, no sábado, o Barcelona, com as duas equipas cada vez mais dentro da luta pelo título. Segundo da tabela, a apenas um ponto do líder Atlético de Madrid, o Barça visita o eterno rival da capital, terceiro, a três pontos do topo, a partir das 20h00.

Será, nada mais nada menos, do que o 246º jogo entre os dois clubes e o equilíbrio é a nota dominante. Nos 245 jogos oficiais já disputados entre as duas equipas, o Real venceu 97 e o Barcelona 96, tendo-se registado 52 empates. Na qualidade de anfitrião, ainda assim, a vantagem 'merengue' é mais clara: 67 vitórias e apenas 30 derrotas em 122 partidas. Ainda assim o Barça venceu em cinco das últimas sete visitas ao terreno do Real, que no global esteve sete jogos seguidos sem derrotar os catalães antes de levar a melhor nos dois últimos encontros entre as duas equipas.

As duas formações chegam a este jogo naquele que será, talvez, o seu melhor momento da temporada. O Real Madrid não perde desde janeiro, há 12 jogos no conjunto de todas as competições, nos quais somou dez vitórias e duas derrotas. O Barcelona, por seu lado, não perde para a Liga espanhola desde dezembro do ano passado e, em 2021, soma 13 vitórias e um empate nos 14 jogos que disputou na prova. Talvez por isso, as odds, em Bet.pt, conferem algum favoritismo à turma catalã. Conseguirá confirmá-lo em campo?

De Espanha seguimos para Inglaterra, onde José Mourinho vai visitar, domingo, uma das suas antigas equipas. O Tottenham recebe o Manchester United a partir das 16h30, num duelo que coloca frente sexto e segundo classificado. Os 'spurs' estão a 11 pontos dos 'red devils', mas a apenas três do quarto posto, que garante acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.

A tarefa do conjunto londrino, porém, não se adivinha fácil. É que, olhando para o momento de forma das duas equipas, percebemos que o Manchester United não perde para a Premier League há mais de dois meses e, nos últimos jogos na prova, sofreu apenas e nos últimos cinco jogos na prova sofreu apenas um golo. Já o Tottenham só ganhou um dos últimos quatro jogos que disputou no conjunto de todas as competições, embora a jogar em casa venha de cinco vitórias consecutivas.

O histórico de confrontos também não inspirará muita confiança à turma de Mourinho, tendo o United ganho 91 dos 194 jogos oficiais já disputados entre as duas equipas, com apenas 53 vitórias a sorrirem ao Tottenham. Os 'spurs', contudo, podem ir buscar inspiração ao encontro da primeira mão, em que venceram em Old Trafford por expressivos 6-1. Serão capazes de repetir o triunfo?

Ainda em Inglaterra, mas antes, no sábado, será o Liverpool, também ele envolvido na luta pelos quatro primeiros lugares, a medir forças com outra equipa que ainda acalentará algumas esperanças de chegar às vagas europeias. Os ainda campeões ingleses em título, atuais sétimos classificados, recebem o Aston Villa, nono, a partir das 15h00 e na cabeça de todos estará certamente o resultado do jogo da primeira volta, que terminou com uma surpreendente vitória por 7-2 do conjunto de Birmingham sobre os 'reds'.

Essa foi, ainda assim, a única vitória do Aston Villa nos últimos seis embates com o Liverpool para a Premier League, nos quais sofreu cinco derrotas, mas serão os 'villains' capazes de voltar a surpreender? Uma aposta certeira numa surpresa poderá ser proveitosa para quem quiser arriscar...

São, assim, muitos os motivos de interesse ao longo dos próximos dias à espera de quem vibra com o futebol e gosta de fazer os seus prognósticos para mostrar o que vale no mundo das apostas. Quer dar o seu palpite?

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.