O antigo diretor técnico da federação angolana de Andebol, Jesuino de Carvalho, afirmou segunda-feira, em Luanda, que a conquista do campeonato africano de júnior feminino de andebol, confirma a potencialização da hegemonia de Angola no continente.

Em declarações à Angop, a propósito do oitavo título africano da categoria, resgatado domingo, em Oyo (República do Congo) disse que o feito é resultado do trabalho árduo dos técnicos de formação e do investimento dos clubes nos escalões etários.

O ex-praticante do Sporting Clube de Luanda salientou que Angola está a dar mostra ao mundo que está preparada para competir de igual no campeonato do mundo e nos jogos olímpicos com qualquer seleção.

Atual técnico de formação do núcleo escolinha do Nimi ya Lukeni, distrito do Rangel, município de Luanda, frisou que os trabalhos de continuidade não devem parar e os investimentos dos clubes, estatais e privados, não podem deixar de ser feitos.

O técnico da federação, no mandato de Archer Mangueira, realçou que o título representa para Angola o compromisso de chegar ao pódio em 2014 no mundial da categoria na Espanha.

Angola conquistou o africano da categoria em 1994, 1996, 1998, 2000, 2004, 2006, 2009 e 2013.