A formação sénior feminina de andebol do 1º de Agosto viaja quarta-feira para Libreville, capital do Gabão, onde disputa a Supertaça Babakar Fall e a 31ª edição da Taça dos Vencedores das Taças, a decorrer de 15 a 25 deste mês, numa organização da Confederação Africana da modalidade (CAHB), em ambos os sexos.

As militares, que se estreiam nas duas competições, rumam para o palco da prova determinadas a conquistar os dois troféus, segundo o Jornal de Angola (JA), na sua edição de hoje.

A disputa da Supertaça opõe as formações angolanas do 1º de Agosto (campeã africana) e do Petro de Luanda (campeã em título), ao passo que em masculino o duelo será entre duas equipas tunisinas, Club Africain e Esperance de Tunis.

José Chuma, técnico adjunto das agostinas, disse que o grupo está motivado e unido para cumprir os objectivos traçados. “Estamos numa fase de muita concentração. Inicialmente, o campeonato provincial serviu de preparação para a prova continental, mas queríamos fazer dois jogos da final, no sentido de traçar estratégias.

Infelizmente, a final do provincial foi adiada, logo não foi possível fazer os jogos com o Petro de Luanda”, explicou.

O Petro de Luanda, que falha a Taça dos Vencedores da Taças por falta de verbas, viaja hoje para o palco da prova com o objetivo de revalidar a Supertaça Babakar Fall, embora a equipa esteja ciente de que não será uma tarefa fácil.

Para garantir maior rodagem competitiva, as petrolíferas pretendiam participar num torneio quadrangular com formações do Congo Brazzaville, mas ficou impossibilitada. A Supertaça disputa-se desde 1994 e visa homenagear o primeiro presidente da CAHB, o senegalês Babacar Fall.

O Progresso do Sambizanga, que participa pela segunda vez na Taça das Taças, também viaja quarta-feira com escalas no Congo e Camarões. Segunda-feira, as comandadas de Armando Ngumbe concentraram-se no complexo da equipa. Depois da conquista da medalha de bronze na edição passada, as Sambilas almejam a melhoria da classificação.

Segundo o sorteio realizado no palco da competição, o Progresso do Sambizanga está inserido no Grupo A, com as formações do TKC dos Camarões, Heritage do Congo Democrático, Phoenix do Gabão e ABO Sport do Congo Brazzaville.

O 1º de Agosto integra o Grupo preliminar B, junto do FAP dos Camarões, Etoile do Congo Brazzaville, ASC Saltigue do Senegal e África Sport da Cote d'Ivoire.