As seleções de Moçambique partem esta semana rumo ao Djibouti, onde vão participar no Torneio da Federação Internacional de Andebol, de 6 a 12 de abril. Este torneio dá acesso ao Mundial da modalidade, competição para qual as duas seleções do país, a de sub-20 em masculinos, e sub-19 em femininos, vão tentar a sua presença.

Para aquilatar o estado de espirito e competitivo, a África do Sul veio a Maputo com as selecções principais de seniores, para realizar dois jogos amigáveis em cada sexo. Em femininos, as meninas moçambicanas trataram de impor a sua mais-valia no primeiro jogo, onde aplicaram-se ao máximo e chegaram facilmente a uma vitória por 28-22.

No segundo jogo, ainda que as moçambicanas tenham contado com forte apoio do público, as sul-africanas tiraram proveito do facto de o treinador moçambicano ter optado pela rodagem do seu plantel, para que todas estejam aptas para a qualificação de Djibouti. No final, as forasteiras acabaram vencendo por uma bola de diferença, ou seja 13-14, sendo que a avaliação efectuada é encorajadora para melhorar o quinto lugar alcançado na última fase de qualificação, no Ruanda.

Já a selecção masculina de sub-20 teve um teste mais difícil que as suas compatriotas. Perante uma equipa mais adulta e melhor dotada fisicamente, os rapazes moçambicanas tiveram que aplicara-se ao fundo para não perderem o ritmo do jogo e continuarem a bater-se de igual para igual, com os golos a sucederem-se nas duas balizas ao ponto de a partida terminar empatada a 21 golos.

No segundo encontro entre estes dois combinados, a turma moçambicana conseguiu recuperar melhor do esforço empreendido na noite anterior, ao ponto de conseguiu chegar a uma vitória por 33-25 que permite sonhar com uma boa presença na fase de qualificação, onde a ambição passa por melhorar o terceiro lugar alcançado no ano passado.