Acontece neste domingo, a partir das 8 horas, na Nova Marginal de Luanda, a terceira edição da Meia Maratona Internacional de Atletismo Cidade de Luanda, cujo objectivo é dinamizar o atletismo em Angola e contribuir para a conservação e promoção da cidade capital.

O tiro de largada acontecerá no Ministério do Interior, no sentido porto-ilha, com o percurso na Marginal, retorno no Baleizão, bem como noutras localidades da cidade de Luanda e a meta na Praça dos Eventos.

Segundo a tabela de percurso, os corredores da prova poderão beber água a cada distância de 2 km, nos locais de abastecimentos.

Os prémios da competição estão garantidos para o primeiro ao décimo quinto classificado, sendo que haverá duas provas, Mini Maratona, com a distâncias de seis quilômetros, além da principal, com 21, 975 km.

O certame orçado em mais de um milhão e meio de dólares norte americanos contará com a participação de fundistas, nacionais e internacionais, federados e não federados, cujo primeiro vencedor que cronometrar menos de 59 minutos receberá o prémio de 18 mil USD.

As inscrições para a meia maratona internacional já estão encerradas na Casa dos Desportistas, na Ilha de Luanda, onde está localizada a organização, empresa MRD Investment, que trabalha para superar a edição passada.

No evento desportivo de 21,0975 quilômetros participarão mais de 10 mil fundistas, entre os quais, 30 internacionais da elite mundial já estão confirmados.

Dos fundistas que sonham subir ao pódio, destaque vai para os quenianos, etíopes, por terem experiência e tradição na modalidade, pois, continuam a dar cartas nas provas internacionais.

Os participantes do Quénia venceram a segunda edição da Meia Maratona, em masculino por Kitwara Sammy, com o tempo de uma hora e 21 segundos, ao passo que na classe feminina, Eunice Jepkirui sagrou-se campeã ao cronometrar uma hora e 31s.

A prova com a parceria da empresa Marina Yatch Beach e Comissão Administrativa de Luanda, enquadra-se no calendário de actividades da Federação Angolana de Atletismo (FAA), bem como nos festejos dos 40 anos de independência de Angola, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.