Identifica-se como Lela d’Sal, é um atleta conhecido a nível da sua ilha natal e também a nível nacional e tem o sonho de prosseguir no atletismo representando Cabo Verde em competições internacionais.

Encontramos Lela d’Sal numa quinta-feira, dia de folga para os cabo-verdianos que trabalham em regime interno nas famílias da cidade de Roma, na Piazza Fiume, local de encontro dos nossos patrícios nos dias de lazer.

“O meu sonho imediato é participar na maratona de Roma” aponta Lela d’Sal que enfrenta dificuldades para continuar a sua carreira de atleta já que tem de trabalhar para garantir o sustento e resta-lhe pouco tempo para se dedicar aos treinos que, a esse nível, são “muito exigentes”.

O atleta salense conta que deixou o país para se juntar à esposa que já vivia em Roma e o objetivo era trabalhar, pelo que, a atividade desportiva ficou em segundo plano, condicionada pelo tempo disponível fora do horário normal de trabalho.

“Pouco treino e muito trabalho” é a forma como Lela d’Sal define a sua situação atual, mas apesar das dificuldades, considera que não abandonou o desporto e quer ajudar a Federação Cabo-verdiana de Atletismo a desenvolver a prática da modalidade no país e no estrangeiro.

O atleta considera que tem representado bem a comunidade cabo-verdiana de Roma nas provas em que tem participado e, neste momento, está a preparar-se para participar na maratona de Roma, no próximo mês de Março.

A participação nessa prova será para Lela d’Sal a realização de um sonho, conforme ele próprio disse à Inforpress.