Os fundistas internacionais cabo-verdianos Nelson Cruz e Crisólita Rodrigues representam Cabo Verde na Meia Maratona Internacional de Macau, prova que este ano se realiza a 06 de Dezembro neste território autónomo da China.

Segundo, o secretário-técnico da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfa Djaló, o atleta residente em Portugal vai para esta competição com o estatuto de recordista nacional na Meia Maratona (21 quilómetros), enquanto a sanvicentina Crisolita Rodrigues tem estado a participar, com alguma regularidade, nas últimas edições.

Na Meia Maratona de 2014, Cabo Verde regressou com uma medalha de prata conquistada pelo maratonista cabo-verdiano residente nos Estados Unidos, Ruben Sança, e uma de bronze arrecadada por Crisolita Rodrigues.

Já em 2013, Cabo Verde terminara a prova no quinto lugar, com os atletas Crisolita Rodrigues e Elídio Freire (São Lourenço, interior de Santiago).

Reconhecida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a Meia Maratona de Macau conta com o concurso de atletas internacionais, sobretudo da primeira linha do Quénia, Etiópia de entre outros atletas de nível mundial, sendo que a organização coloca em prémios verbas que atingem os 20 mil dólares (cerca de dois mil contos) na prova da Maratona.

Os atletas cabo-verdianos deixam o país na terça-feira, 01, com destino a Macau.