Os selecionadores portugueses vão observar com "muito interesse" os atletas em competição nos campeonatos de clubes, dias 31 de maio e 01 de junho, em Fátima, assumiu hoje o responsável técnico pela formação da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

"A prova tem interesse para os clubes, mas tem muito interesse para a seleção nacional, devido aos importantes eventos que se aproximam a nível internacional", disse Rui Norte, na apresentação dos campeonatos.

O responsável pela área de formação da FPA lembrou a participação de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo a 14 e 15 de junho e na I Liga de seleções europeias, nos dias 21 e 22 do próximo mês.

"Esta é uma das últimas competições em que os atletas vão poder marcar presença antes do fecho das convocatórias, portanto é muito importante para a observação dos potenciais selecionáveis", disse.

Rui Norte lembra que, à semelhança dos campeonatos anteriores, se vai assistir "a um Sporting - Benfica na modalidade olímpica n.º 1", num momento alto para o atletismo nacional, "uma semana após o Sporting se ter sagrado vice-campeão da Europa em femininos e o Benfica se ter sagrado vice-campeão da Europa em masculinos".

"Já nos últimos anos tem sido sempre competição entre Sporting e Benfica, quer ao ar livre quer em pista coberta. Até agora o Sporting tem prevalecido em femininos e o Benfica em masculinos. Será um excelente fim de semana desportivo, com os nossos melhores representantes nacionais em ação", antecipa o técnico da FPA.

Em Fátima, a I divisão masculina será disputada por Benfica, Sporting, Juventude Vidigalense, Seia, S. João da Madeira, Jardim da Serra, Estreito e Gira Sol.

Em femininos competem pelo título Sporting, Benfica, Senhora do Desterro, Estreito, Juventude Vidigalense, JOMA, Jardim da Serra e Donas.

A II divisão masculina vai envolver o Desterro, Grupo de Atletismo de Fátima, GRECAS, Escola do Movimento, Água de Pena, Núcleo de Atletismo de Cujajães, Clube de Atletismo Marinha Grande e o Donas.

Em femininos, competem na II divisão o Marítimo, Sporting de Braga, GRECAS, Quinta da Lomba, Escola do Movimento, Maia, Salesianos de Manique e Clube Atletismo Marinha Grande.