O Recreativo do Libolo sagrou-se vencedor da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (BAI Basket), terminada no fim-de-semana, ao somar 35 pontos, mais um que o 1º de Agosto.

Em 18 jogos, a formação do Cuanza Sul averbou apenas uma derrota, diante do Petro de Luanda (102-83).

Na dupla ronda do final de semana, o Libolo conquistou uma importante vitória diante do 1º de Agosto (83-75), com quem discutia a liderança da competição, e dos Amigos de Viana, isolando-se na classificação com 35 pontos.

Com um plantel bem reforçado, com destaque para Carlos Morais (MVP de África), a equipa orientada pelo português Norberto Alves foi a mais regular do BAI Basket. A falta de entrosamento, registada nas primeiras rondas, foi superada pela experiência e preparação técnica do plantel, que conta ainda com os campeões africanos Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas.

O 1º de Agosto, campeão nacional, foi ultrapassado nesta etapa da prova e terminou no segundo posto (34 pontos). Mas ainda faltam duas fases e a “luta” pelo troféu mantém-se, pelo que as oportunidades de conquistar o título estão repartidas entre os candidatos.

O segundo lugar na primeira etapa pode servir de “despertador” para os “militares” que têm como principal objetivo revalidar o troféu.

O Petro de Luanda, outro concorrente ao título, ficou no terceiro posto com 31 pontos. O plantel “tricolor” tem alternado bons e maus jogos, inclusive com equipas inferiores.

Teoricamente são as únicas equipas em condições de disputar o troféu de campeão nacional, mas as outras formações podem reforçar-se e “entrar” no grupo dos candidatos.

A grande surpresa é a ausência do ASA entre os cinco melhores, tendo sido substituído pela Lusíadas, que pela primeira vez transita para a fase seguinte no grupo A, uma vez que somou 25 pontos no quinto posto.