A selecção angolana sénior feminina de basquetebol consentiu esta terça-feira, em Maputo, capital de Moçambique, a segunda derrota consecutiva, diante das anfitriãs (42 - 46), no torneio da modalidade alusivo ao 39º aniversário deste país do Índico, a assinalar-se dia 25 de junho.

Depois de ter perdido já no jogo de estreia, no Domingo, igualmente frente as donas de casa por 33 pontos de diferença (37- 70), hoje as comandadas de Anibal Moreira voltaram a ser incapaz de contrariar o favoritismo das vice-campeãs do continente, que dominaram a partida, vencendo três dos quatro períodos.

Assim, as moçambicanas venceram o primeiro quarto por 16 – 14, o segundo por 28 – 21 e o último por 46 – 42. As bi-campeãs africanas, que se fazem representar com um conjunto totalmente jovem e novo (com média de idade de 22 anos), ganhou apenas o terceiro período por 33 – 3, mas revelou evolução.

Neste torneio, Angola participa com 11 atletas do campeonato interno, designadamente Rosa Gala, Mereciana Fernandes, Rosemira Daniel, Letícia André, Helena Viegas, Helena Francisco, Flora Bernardo, Angelina Golome, Cristina Matiquite, Elsa Eduardo e a capitã Ana Gonçalves.

À partida ao palco da competição, o seleccionador nacional afirmara, no Aeroporto 4 de Fevereiro que “o torneio internacional de Maputo servirá para afinar o combinado nacional que disputará o mundial da Turquia deste ano e testar, sobretudo, as estreantes, pelo que a sua conquista não constitui prioridade”.