Cabo Verde foi o país eleito para acolher o torneio de basquetebol da Zona II de África mas pode perder essa organização por falta de condições. Isto porque o Pavilhão Vavá Duarte na Praia não tem condições para receber a prova, cujo início está marcado para 10 de agosto. Outra ameaça são as constantes cortes de energia na capital do país.

Apesar de se saber há muito tempo que este prestigiante torneio de basquetebol seria organizado por Cabo Verde, a verdade é que ainda falta muito por fazer, quando estamos a 11 dias do início da competição.

Um dos grandes problemas são as condições no pavilhão Vavá Duarte, palco dos jogos. O Secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Filomeno Costa, já veio a público manifestar a sua preocupação com os atrasos das obras no Pavilhão.  Em declarações à Semanaonline, Meno Costa referiu que «ainda à espera de uma decisão da Direcção do pavilhão, pois os problemas têm de ser resolvidos», pressiona o responsável.

Outro problema bicudo para os responsáveis é a iluminação no pavilhão. A cidade da Praia tem sido fustigada com constantes cortes de energia, que até fizeram adiar um jogo do campeonato regional de basquetebol. Para não estar dependente da ELECTRA, empresa de electricidade em Cabo Verde, Meno Costa adianta que a situação da eletricidade tem de ser resolvida, nem que seja com a aquisição ou aluguer de um gerador.

Segundo asemanaonline, as casas de banho do pavilhão Vavá Duarte precisam de obras, assim como os balneários. Há ainda o piso que tem de ser trocado, para poder estar em condições de receber a prova.

Caso estes problemas não sejam resolvidos, Cabo Verde pode perder para o vizinho Senegal a realização do torneio, tal como já tinha acontecido em 2010. Na altura, devido as indefinições sobre o novo piso que seria instalado no pavilhão Vavá Duarte, a FIBA retirou à Cabo Verde a candidatura de organizar as eliminatórias conjuntas para os Jogos Africanos Maputo 2011 e Afrobasquet 2011 que decorreu na Costa do Marfim.

Cabo Verde fez toda a qualifcação para estes torneios em território senegalês, o que dificultou ainda mais a missão do "cinco" cabo-verdiano, que não se apurou para nenhum destes torneios.

O torneio de basquetebol da Zona II africana, que serve de apuramento ao Afrobasket´2013, conta com as seguintes seleções: Afrobasket 2013: Cabo Verde, Mali, Senegal, Guiné-Conacri, Gâmbia, Mauritânia, Serra-Leoa e Guiné-Bissau.