A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol lança em março o plano de preparação da seleção sénior masculina com vista a sua participação na 27ª edição do Afrobasket, que se realiza em agosto, em Abidjan, Costa do Marfim.

As autoridades estão a trabalhar para a construção de uma seleção forte para atacar o Afrobasket, de modo a conseguir a qualificação para o XVII Campeonato do Mundo que se realiza em 2014 em Espanha.

Cabo Verde é um dos dois representantes da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, juntamente com Senegal. As duas equipas conseguiram o apuramento na capital cabo-verdiana em agosto de 2012, num torneio ganho pelo Senegal.

A direção da federação cabo-verdiana de basquetebol já tem uma estimativa da participação crioula nesta competição, avaliada em 20 mil contos (183 mil euros), e prevê estágio de 20 a 30 dias nas Ilhas Canárias e uma seleção nacional de Cabo Verde na sua máxima força.

O organismo que rege a modalidade em Cabo Verde já está no terreno com o seu plano devidamente elaborado e apresentado às estruturas desportivas cabo-verdianas, pelo que Henry Gomes, um dos dirigentes da FCB, diz acreditar que reforços como o gigante Viny e o Jeff Xavier, provenientes dos Estados Unidos da América e Espanha, irão integrar a comitiva cabo-verdiana nesta competição.

A maior participação de Cabo Verde em Afrobasket data de 2007, quando, sob os cuidados técnicos do antigo selecionador, Emanuel “Mané” Trovoada, conquistou a Medalha de Bronze em Angola.