O arranque das provas oficiais, na modalidade de basquetebol, em Santo Antão, foi hoje confirmado para dia 17 deste mês de Maio, pela Associação Regional de Basquetebol, desta ilha.
O presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão, Carlos Lopes, garantiu à Inforpress que os clubes já foram informados que as competições regionais terão inicio no dia 17 de Maio, assegurando que as condições estão a ser criadas para que as provas decorram sem sobressaltos.
Os clubes que promovem o basquetebol em Santo Antão vinham manifestando a sua “preocupação” com a “demora” na realização dos campeonatos regionais sénior e júnior masculinos, temendo que esta ilha ficasse de fora das provas de Cabo Verde, onde tem marcado presença assídua deste 2007.
Aquele responsável disse acreditar que as competições serão concluídas ainda a tempo de a ilha de Santo Antão poder participar nos campeonatos nacionais, em ambas categorias, que deverão realizar-se em finais de Julho, no Mindelo.
Porto Novo Basket, Rosariense e Solpontense (em seniores masculinos) e Porto Novo Basket, Solpontense, Coculi e Povoação (em juniores masculinos) são as equipas que podem marcar presença nas provas regionais, esta temporada, em Santo Antão.
Na época passada, a ilha de Santo Antão, representado por Porto Novo Basket, ficou no “podium” do campeonato cabo-verdiano de basquetebol júnior masculino (sub-18), que decorreu, em Julho, na Praia.
A nível sénior masculino, esta região foi representada pelo Rosariense, da Ribeira Grande, que foi eliminado ainda na primeira fase da prova rainha do basquete cabo-verdiano de clubes.
Nas últimas seis temporadas, a equipa sénior masculina do Porto Novo Basket conquistou cinco títulos regionais. O outro título foi alcançado pelo Rosariense.
No escalão júnior, Porto Novo Basket, detentor de uma escola de basquetebol, ganhou os dois campeonatos regionais já realizados na ilha, tendo ficado em terceiro lugar no campeonato cabo-verdiano, nessa categoria.