A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, campeã em título perdeu pela primeira vez no campeonato nacional por 94-103, frente ao Recreativo do Libolo, na principal partida da sexta jornada do Bic basket.

O duelo entre os dois finalistas do último campeonato nacional e Taça dos clubes campeões africanos em que os “ tricolores “ foram os grandes vencedores, hoje sem Leonel Paulo a cumprir castigo federativo e Emmanuel Quezada ausente do país, o Petro teve sempre insuficiência para vencer.

O primeiro quarto foi pautado pelo equilíbrio com equipas a terminar empatadas 24-24.

Os libolenses, mais faltosos, estiveram sempre em desvantagem e produziram um total de seis faltas contra apenas uma dos campeões do eixo-viario.

No segundo quarto, a arbitragem mostrou muita insuficiência técnica com sucessivas decisões erradas e precipitadas que gerou muitas contestações por parte dos dois contendores.

O Recreativo do Libolo mostrou garra e determinação e passou a liderar o marcador sempre na casa dos dois e um ponto, mas nos últimos quatro minutos passou a marcar mais na zona restritiva e conseguiu fugir no placar e saiu para o intervalo em vantagem 56-46.

O terceiro quarto de muita emoção, com o nervosismo também patente na quadra com os jogadores a envolverem-se com alguma violência que originou faltas técnicas para as duas formações, mas com a formação da casa sempre a tirar proveito da mesma e voltou a liderar o marcador 81-71.

Coube aos irmãos Morais segurar na equipa e com muita qualidade e eficácia no jogo exterior manter a liderança do marcador mas com ao adversário sempre a pressionar com os da casa sempre ao conseguirem a vitória de 103-94.