Joaquim Rodriguez (Katusha) voltou a vencer uma etapa de montanha na Volta a Espanha em bicicleta, a 14.ª, terminada em Puerto de Ancares, e reforçou a sua liderança na prova, agora com Alberto Contador (Saxo Bank) a 22 segundos.
A etapa foi curta, 149 quilómetros apenas entre Palas del Rei e o Puerto de Ancares, mas com cinco contagens de montanha, num crescendo de dificuldade e com três quilómetros finais "a matar", onde Contador atacou e Rodriguez respondeu, ainda mais forte, ganhando-lhe cinco segundos.
Alejandro Valverde (Movistar) cedeu 13 segundos e o inglês Christopher Froome (Sky) 38, estando agora igualados na geral a 1.41 minutos da "roja", que parece somente ao alcance, ainda, de Alberto Contador.
O líder da Saxo Bank parecia ter a corrida ganha, quando se isolou na subida, a dois quilómetros da meta, com Rodriguez, Valverde e Dani Moreno (Katusha) no grupo perseguidor e Froome atrasado.
Num ápice, tudo se alterou: Froome recolou e tentou a sua sorte, Rodriguez respondeu e foi ele que foi na "caça" a Contador.
A 500 metros da meta estavam juntos e aí Rodriguez desferiu um "golpe" fortíssimo, para ganhar mais alguns segundos na meta e, sobretudo, assegurar a melhor bonificação de etapa.
André Cardoso (Caja Rural) fez uma boa etapa, em 21.º, a 2.19 minutos, voltando a ser o português mais bem classificado. Hernâni Broco (Caja Rural), em 46.º, cedeu 8.59 e Tiago Machado (RadioShack), em 49,º, 9.49.
Com atrasos superiores a um quarto de hora chegaram Sérgio Paulinho (Saxo Bank), em 76.º, Bruno Pires (Saxo Bank), em 108.º, e Manuel Cardoso (Caja Rural) em 177.º.
André Cardoso subiu três lugares na geral individual, para 26.º, a 16.35 minutos de Rodriguez. Tiago Machado está em 41.º, a 35.31, e Hernâni Broco em 54.º, a 49.10. Sérgio Paulinho está em 79.º, Bruno Pires em 107.º e Manuel Cardoso em 166.º.
Sábado, a 15.ª etapa, entre La Robla e Lagos de Covadonga (186 km) pode ser decisiva para a vitória final, atendendo à dificuldade dos últimos 50 quilómetros, sempre em montanha.
A subida de Covadonga (12 km) começa relativamente "suave" mas depois vai-se "complicando", e tem a sua fase mais complicada do quinto para sexto quilómetro, conhecida por "la huesera", com rampas entre os 13 e os 15 por cento, a poderem ditar diferenças grandes na meta.