O português Mário Costa terminou este domingo no 33.º lugar a prova de eliminação de sub-23 do Campeonato do Mundo de BTT, disputada em Saalfelden, na Áustria, a três milésimos de segundo do apuramento para os "oitavos".

Costa cumpriu a manga de qualificação em 2.10,468 segundos, um registo 0,003 segundos pior do que o espanhol José Antonio Hermida, que conseguiu o 32.º posto, último lugar de acesso aos oitavos-de-final.

Nesta prova, que junta na mesma classificação corredores de elite, sub-23 e juniores, ganha pelo suíço Ralph Naef, o júnior Gonçalo Amado conseguiu o 49.º tempo em 133 participantes.

Na corrida feminina, ganha pela sueca Alexandra Engen, Joana Barbosa obteve o 50.º registo.

«Foi a nossa primeira participação nesta prova e, tal como na nossa estreia em ‘team relay’, conseguimos um bom resultado. Destaco o desempenho do Mário Costa, que esteve muito perto de passar à ronda seguinte, mas também o resultado do Gonçalo Amado, que ainda é júnior», afirmou o selecionador português de BTT, Pedro Vigário, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em jeito de balanço à presença lusa em Saalfelden, Vigário considerou que «foi uma participação positiva, pois conseguiu-se evoluir face ao ano anterior e registou-se o melhor resultado de sempre numa prova de elite de XCO».

«Do que aqui conseguimos fazer fica notória uma evolução, mas também a necessidade de continuarmos a trabalhar para que possamos ir melhorando», concluiu.