Rui Costa cumpriu hoje «um sonho» ao concluir a época de 2012, «a melhor de sempre», como décimo classificado do WorldTour, a mais alta posição de sempre de um português no principal circuito.

«Terminar nos dez melhores do Mundo era um sonho que hoje consegui realizar. Sinceramente não esperava conseguir alcançar este patamar tão cedo na minha carreira. É um resultado conseguido com muito esforço, ambição, honestidade e dedicação», afirmou o corredor da Movistar.

A posição no “top-10” foi confirmada hoje com o nono lugar final na geral da Volta a Pequim, última prova do calendário, que acabou também por confirmar a 10.ª posição de Portugal na classificação por países no WorldTour.

«Parabéns também ao nosso país pelo 10.º lugar, merecemos! Quero agradecer a todos os meus colegas de equipa e de seleção que me ajudaram a conseguir fazer de 2012 a minha melhor época de sempre. Foi um ano em grande. Ainda não acredito», acrescentou Rui Costa, de 26 anos.

O corredor da Póvoa de Varzim, terminou a temporada com 320 pontos, enquanto o primeiro do “ranking” WorldTour foi o catalão Joaquín Rodríguez (Katusha), com 692, à frente do britânico Bradley Wiggins (Sky), vencedor do Tour, com 601 pontos, e do belga Tom Boonen (Omega Pharma), com 410.

O décimo lugar de Portugal resulta dos 412 pontos amealhados por Rui Costa e por Tiago Machado, que também conseguiu pontuar no WorldTour, tendo chegado ao final da temporada em 57.º, com 92 pontos.

«Estes resultados são inéditos, mas não são fruto do acaso, surgem na sequência do trabalho que vem sendo desenvolvido. Olhando especificamente ao Rui Costa, acho que aquilo que fez em 2012 é apenas uma amostra do que poderá vir a fazer. Ainda está em plena margem de progressão e, no futuro, acredito que possa vir a discutir os primeiros lugares nas grandes voltas», disse o selecionador nacional, José Poeira, citado pelo gabinete de comunicação da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A terminar um ciclo de duas décadas na presidência da FPC e precisamente no dia em que Delmino Pereira será eleito como seu sucessor, Artur Lopes manifestou-se «muito orgulhoso por terminar o mandato com esta demonstração de vitalidade do ciclismo português».