A Agência Luxemburguesa Antidopagem (ALAD) anunciou hoje que a audiência do caso do positivo do ciclista Frank Schleck na Volta a França de 2012 terá lugar a 19 de dezembro.

A Comissão de disciplina da ALAD deve decidir se o positivo de Frank Schleck pelo diurético Xipamide é motivo para uma sanção, depois das averiguações realizadas desde a última audiência, que decorreu a 15 de outubro.

No comunicado, a instituição não especifica se emitirá a decisão definitiva ou procederá a mais investigações.

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou a 17 de julho, segundo dia de descanso do Tour, em Pau, o «resultado analítico adverso» num controlo realizado três dias antes, na 13.ª etapa, que Frank Schleck terminou em 40.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, Andre Greipel.

A análise de urina realizada no laboratório de Châtenay-Malabry revelou a presença do diurético Xipamide, que está contemplada na lista das designadas "substâncias especificadas" e pode valer um castigo entre a advertência e dois anos de suspensão.

O mais velho dos irmãos Schleck, que não voltou a correr desde que se retirou da prova francesa, sempre negou ter-se dopado.