O ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong afirmou numa entrevista divulgada na sexta-feira que pretende e merece regressar às competições desportivas, depois de ter admitido que as vitórias da sua carreira se deveram ao doping.

«Competições é o que fiz a minha vida inteira. Adoro treinar e correr», disse na segunda parte da entrevista concedida à apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey na sua mansão em Austin, Texas, salientando que não pretende voltar a entrar na Volta a França, mas que «há muitas outras coisas» que podia e gostaria de fazer, como participar na Maratona de Chicago.

Armstrong considera que merece «ser castigado», mas disse não estar seguro de que merecerá a «pena de morte», apesar de ter manifestado a sua falta de esperança numa oportunidade para voltar a competir.

«Francamente, esta pode não ser a resposta mais popular, mas acho que mereço isso [poder voltar a competir]», disse, referindo que os seus antigos colegas de equipa que se implicaram no caso de doping ao testemunharem contra si receberam punições mais leves.

O ex-ciclista admitiu na primeira parte da entrevista ter-se dopado e agora afirmou ter vergonha dessa situação.

«Tenho vergonha do que fiz, trata-se de uma coisa feia», reconheceu Armstrong, salientando que um dos «momentos mais humilhantes» que viveu foi quando se viu obrigado a deixar a posição de presidente da sua fundação Livestrong contra o cancro, em novembro de 2012.

As autoridades antidoping dos Estados Unidos retiraram a Armstrong, no final de 2012, os sete títulos alcançados na Volta a França e a medalha de bronze que tinha vencido nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, tendo banido o norte-americano de participar em competições de ciclismo, triatlo e corridas, os seus desportos de eleição, depois de uma investigação que concluiu que tinha montado o «programa de doping mais sofisticado da história do desporto».

A perda desses sete títulos custou ao ex-ciclista 75 milhões de dólares (56 milhões de euros) em patrocínios que foram cancelados em menos de dois dias, como é o caso da Nike, reconheceu ao salientar que o pior é a possibilidade de nunca mais os conseguir recuperar.

Armstrong afirmou, em entrevista a Oprah, que está «profundamente arrependido», mas negou ter tentado subornar a Agência Anti-doping norte-americana quando a apresentadora de televisão referiu as declarações do patrão do organismo, Travis Tygart, sobre um donativo de dezenas de milhares de dólares que o ciclista terá proposto.

O ex-ciclista emocionou-se e teve de conter as lágrimas quando Winfrey lhe perguntou como contou a verdade aos filhos.

Armstrong disse que viu o filho «dizer aos amigos que o que diziam sobre o seu pai não era verdade», sem nunca ter duvidado de si, e que foi então que decidiu dizer-lhe a verdade.

«Ao meu filho Luke [de 13 anos, o mais velho dos cinco filhos] disse para não me defender mais junto das outras crianças, que simplesmente lhes dissesse que lamentava o que o pai tinha feito», respondeu.

O ex-ciclista constatou que o filho reagiu de forma muito madura e compreensiva, tendo-lhe dito que entendia e que nada iria alterar a sua relação.