O presidente da Federação Francesa de Ciclismo (FFC), David Lappartient, defendeu hoje a punição penal dos desportistas que recorrerem à dopagem, assim como sanções económicas para aqueles que forem apanhados nas malhas do doping.

Diante do Senado francês, que debate a eficácia da luta antidopagem, o responsável federativo mostrou-se favorável à «penalização do atleta que use produtos dopantes para melhorar a sua performance desportiva», de modo a dissuadir os desportistas que queiram recorrer a métodos ilegais.

Para David Lappartient, também as sanções económicas deveriam deixar de ser «simbólicas», obrigando os prevaricadores a abrir os cordões à bolsa.

Além disso, o presidente da FFC defendeu que os segundos classificados das provas ganhas por dopados possam processá-los judicialmente por danos e que os atletas que recorrem a produtos “pesados” devam ter sanções mais longas.

«Uma suspensão de dois anos parece-me curta, é preciso ir até aos quatro anos e depois até a uma irradiação do desporto», concluiu.