As novidades ficaram para o dia da partida do 36.º Troféu Joaquim Agostinho, com a confirmação de Hernâni Brôco no pelotão de 119 ciclistas que parte hoje para a estrada, num total de 491,5 quilómetros, na região Oeste.
O ciclista da Efapel-Glassdrive não figurava na lista provisória de inscritos para a última prova velocipédica antes da Volta a Portugal em bicicleta, onde integra a lista de favoritos, mas o diretor técnico da equipa Carlos Pereira chamou um dos seus melhores corredores para a prova torreense.
Brôco, quinto na prova rainha nacional em 2010 e 2011, tem como companheiros de equipa Sérgio Sousa, Nuno Ribeiro (vencedor da Volta em 2003 e 2009), Sandro Pinto, Filipe Cardoso e Ricardo Vilela.
O Troféu Joaquim Agostinho já teve uma baixa ainda antes de começar, já que quinta-feira o argentino Jorge Montenegro, do Louletano–Dunas Douradas, caiu enquanto treinava.
De acordo com o diretor técnico do Louletano, Jorge Piedade, o ciclista argentino deu uma «queda inesperada» durante um treino perto do Hotel de Torres Vedras, onde a equipa se encontra instalada.
«Foi uma coisa que não se estava à espera. Parece que saltou o guiador, caiu, e uma pedra cortou o braço direito, onde teve de levar 35 pontos», disse à agência Lusa Jorge Piedade.
O corredor argentino foi inicialmente transportado para o hospital de Torres Vedras, mas depois foi reencaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde foi submetido a uma cirurgia.
O ciclista deverá ficar parado entre «cinco a seis dias», voltando depois aos treinos.
A primeira etapa liga Silveira ao Vimeiro, um total de 160,8 quilómetros que contam com quatro contagens de terceira categoria, a ultima das quais coincidindo com a meta, no monumento à Batalha, no Vimeiro.
A etapa ficará ainda marcada pela inauguração de um busto de homenagem a Joaquim Agostinho, em Brejenjas, terra natal do malogrado ciclista.
O percurso será neutralizado entre a partida simbólica e a partida real, para que os corredores possam participar na cerimónia, antes do quilómetro zero.