A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) distinguiu hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) com o primeiro galardão de Parceiro do Ano, pela «excelente colaboração» da entidade na luta contra a dopagem, especialmente na estratégia do Passaporte Biológico.
«Em 2013, ano em que este galardão é atribuído pela primeira vez, a ADoP decidiu conceder a distinção à UVP-FPC. Esta escolha resulta da excelente colaboração desta Federação na implementação do Programa Nacional Antidopagem, muito em particular relativamente ao Sistema de Localização do Praticante Desportivo e à estratégia do Passaporte Biológico», explicou a ADoP em comunicado.
A utilização do passaporte biológico é uma estratégia inovadora no âmbito da luta contra o doping no desporto, que consiste no registo sistemático dos parâmetros sanguíneos e da urina, de modo a poder detetar-se com facilidade mudanças anormais dos valores.
O diploma foi entregue pelo presidente da ADoP, Luís Horta, ao presidente da UVP-FPC, Delmino Pereira, durante a sessão inagural da ação anual de formação para médicos das federações desportivas, que decorre hoje em Lisboa.
Delmino Pereira considerou que a distinção representa um reconhecimento pelo investimento que a federação fez na credibilidade da modalidade.
«É com grande felicidade que vemos reconhecido o nosso intenso e intransigente esforço em prol da verdade desportiva e da proteção da saúde dos praticantes. Sabemos que estar na vanguarda na luta contra a dopagem pode trazer alguns amargos de boca a curto prazo, com o surgimento de mais casos do que em outras modalidades (...), mas trata-se de um investimento a favor da modalidade, que sai mais credibilizada e mais forte para encarar o futuro», sublinhou Delmino Pereira.
O ciclismo foi a modalidade com mais amostras recolhidas em 2012 no âmbito do Passaporte Biológico (163) e a terceira com maior número de amostras em geral (437), indicam as estatísticas 2012 do Plano Nacional Antidopagem.
Em 2012 verificaram-se 11 violações às normas antidopagem em atletas de ciclismo.