A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, saudou hoje o ciclista Rui Costa pela terceira vitória consecutiva na volta à Suíça, que, afirmou, o coloca "entre os melhores da modalidade".

"A Volta à Suíça coloca-o entre os melhores da modalidade. Esta vitória, a juntar a tantas outras na sua carreira, encimada pela conquista do campeonato do mundo de ciclismo de estrada de 2013, reforça esse seu estatuto", lê-se na mensagem de Assunção Esteves.

Para a presidente do parlamento, "um percurso como este é o resultado natural das qualidades humanas de dedicação, perseverança e labor".

"Ele faz prever um destino de sucesso. Um sucesso que é, afinal, de todos nós", afirmou Assunção Esteves, que se despede do ciclista com "um abraço".

O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) venceu no domingo pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, depois de ganhar a nona e última etapa, que ligou Martigny a Saas-Fee, na distância de 156,5 quilómetros.

Rui Costa ganhou a primeira competição desde que se sagrou campeão mundial de estrada ao vencer a última etapa, que terminava com uma contagem especial de montanha, com 14 segundos de vantagem sobre o perseguidor direto, o holandês Bauke Mollema (Belkin Pro), e 24 sobre o terceiro classificado, o suíço Mathias Frank (IAM Cycling).