O campeão do Mundo Rui Costa mostrou-se hoje exultante com a visita do treinador José Mourinho, alguém que sempre admirou pela “determinação e profissionalismo”, à caravana da Volta a França em bicicleta, em Londres.

“Hoje foi um dia especial, ou não fosse eu receber a visita do Mister, o Special One, José Mourinho. Que pessoa simples e simpática”, começou por escrever no seu diário na internet.

O ciclista da Lampre-Merida contou que, em abril, convidou o treinador do Chelsea para estar presente na terceira etapa do Tour, um convite prontamente aceite.

“Que grande honra receber a visita deste grande senhor, que ainda aceitou vir ao nosso humilde autocarro cumprimentar a minha equipa Lampre-Merida. Foi um senhor que sempre admirei pela sua determinação e profissionalismo”, continuou, revelando que Mourinho lhe deu alguns conselhos e lhe disse para ter calma, porque a prova francesa era longa.

Sobre a etapa propriamente dita, o campeão do mundo assumiu que, quando as chegadas ao sprint são muito confusas, como aconteceu hoje, prefere deixar-se descair no pelotão “por precaução”.

“E, por isso, hoje escapei novamente a uma queda na parte final… mas por pouco e ficou o susto. Outra notícia nada boa é uma dor que me surgiu na perna desde a primeira etapa. Hoje ia mais incómodo que ontem [domingo]. Só espero que seja algo passageiro e que não me prejudique nesta volta à França”, frisou o 15.º classificado da geral individual.

Já Tiago Machado, 14.º na classificação, voltou a mostrar a sua boa disposição, lamentando não ter conhecido José Mourinho.

“O ‘Special One’ veio visitar a comitiva portuguesa ao Tour, mas não tive o privilégio de o conhecer. Se o Jorge Jesus der um salto ao Tour que me venha ver! Sou fã dele desde os tempos do Restelo”, brincou o ciclista da NetApp-Endura, que é um benfiquista ferrenho.

O corredor da NetApp-Endura realçou a “bênção” que representou chuva “no adeus a terras de Sua majestade” e salientou o facto de ter escapado às quedas.

Na terça-feira, o 101.º Tour, que é liderado pelo italiano Vincenzo Nibali (Astana), aterra em solo francês, depois de três dias no Reino Unido, para correr a quarta etapa, disputada entre Le Touquet-Paris-Plage e Lille Métropole, na distância de 163,5 quilómetros.