O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) caiu hoje na quinta etapa da Volta a França em bicicleta, mas saiu ileso do “Inferno do Norte”, tal como Tiago Machado (NetApp-Endura).

“Eu fui ao chão logo no início da prova, quando ainda não tinham passado 30 quilómetros. Felizmente nada de grave, fiquei só com algumas pisaduras e arranhões para juntar à dor que ainda sinto na perna, embora já me sinta melhor”, revelou no seu diário na internet.

Rui Costa confessou que prefere esquecer o dia de hoje: “Que etapa mais difícil. Por alguma razão lhe chamam o ‘inferno do norte’ e nós confirmámos na estrada esse apelido. Já sabíamos que ia ser um dia duro, mas foi muito mais do que estávamos à espera”.

“A etapa foi marcada pelas quedas. Pedi tanto um dia sem percalços para todos, mas a minha prece não foi ouvida”, lamentou.

O líder da Lampre-Merida foi 25.º na etapa, a 2.28 minutos do vencedor, o holandês Lars Boom (Belkin) e é 13.º da geral, liderada pelo italiano Vincenzo Nibali (Astana).

Apesar de ter saído do “top-20”, Tiago Machado garantiu à agência Lusa ter ficado satisfeito com a estreia nos famosos troços de “pavé”, percorridos habitualmente na clássica Paris-Roubaix.

“Não foi a melhor estreia, pois a chuva e o vento complicaram a tarefa, mas sinto-me realizado por ‘sobreviver’ à etapa cinco do Tour 2014 sem incidentes de maior. Irei certamente guardar este dia na minha memória, como se de uma vitória se tratasse e irei contar aos meus netos o que é correr nestas miseráveis condições”, prometeu o ciclista da NetApp-Endura.

Machado foi 56.º na etapa e desceu ao 26.º lugar na geral, no entanto não está preocupado.

“Não penso na geral. Vou até onde as minhas pernas deixarem. Hoje, sobrevivi ao inferno, amanhã novo dia”, acrescentou.

O corredor de Famalicão lamentou ainda a desistência de Chris Froome (Sky), o vencedor do Tour2013.