O rosto de Luis León Sánchez não passa despercebido no pelotão da 76.ª Volta a Portugal, com o ciclista espanhol da Caja Rural sem assumir o favoritismo para a geral, mas a não se esquivar dele.

Depois de várias épocas como uma das figuras do WorldTour, Luis León Sánchez viu o seu dúbio passado, manchado por várias suspeitas de dopagem, despromovê-lo para a segunda divisão do ciclismo internacional.

Rejeitado pela Belkin, que o despediu ainda com um ano de contrato por cumprir, o murciano não encontrou nenhuma equipa da primeira divisão disponível para o acolher. Foi a Caja Rural, à procura de uma grande figura para a Vuelta, que lhe estendeu a mão, um gesto que garantiu à agência Lusa não irá esquecer.

“Sinto-me bem na Caja Rural. Estou muito tranquilo, muito agradecido pela maneira como se portaram comigo. Tentarei dar alguma alegria à equipa na Volta a Portugal”, prometeu.

A viver um recomeço numa carreira que tem quatro vitórias de etapas no Tour e quatro títulos nacionais de contrarrelógio como principais trunfos, o espanhol, de 30 anos, estreia-se na Volta a Portugal sem assumir objetivos concretos, mas sem recusar o estatuto de favorito.

“Sinceramente, não sei como estou. Vimos de estar parados, fizemos metade da temporada, descansámos e agora toca a começar outra vez. Venho de treinar na Serra Nevada, não estarei mal, depois do que deu para ver no prólogo. Vamos ver como corre. A minha ideia é ir dia a dia”, revelou à Lusa.

Sem querer criar expetativas demasiado elevadas, “Luisle” alegou que “o prólogo não deu para ver muito bem como estava, porque era muito curto”, e que, por esse motivo, terá de esperar pelas primeiras contagens de montanha para avaliar as suas opções.

Ciclista aguerrido, especialista em fugas bem-sucedidas, o homem que foi nono na Volta a Espanha de 2010, venceu por duas vezes a Clássica de San Sebastián e triunfou no Paris-Nice (2009) e no Tour Down Under (2005), é um exemplo de ciclismo de ataque e de espetáculo, pelo que nos próximos dias é muito provável vê-lo em destaque.

“Corri pouco em Portugal, só alguma vez na Volta ao Algarve, mas, pelo que me disseram, vai-se sempre muito depressa”, alertou o irmão do futebolista Pedro León Sánchez, antes de partir, entre a multidão, para a segunda etapa da 76.ª Volta a Portugal em bicicleta.