O presidente da Câmara Municipal de Valongo anunciou hoje que vai propor a atribuição da medalha de mérito do município à União Ciclista de Sobrado (UCS) pela vitória na Volta a Portugal 2014.

O socialista José Manuel Ribeiro deixou a promessa durante a receção da equipa valonguense nos Paços do Concelho, praticamente duas horas e meia depois da hora marcada, numa cerimónia breve e marcada pelos elogios aos vencedores.

"Não há desporto e vitórias sem atletas e vocês foram uns grandes homens. Deram uma grande lição de dignidade humana e, nestes tempos difíceis, demonstraram que, com união, entreajuda e inteligência, conseguimos resolver os problemas", disse José Manuel Ribeiro.

Por maioria de razões, o autarca de Valongo anunciou que vai "propor que a União Ciclista de Sobrado receba a medalha de mérito do município", dizendo acreditar que a decisão do Executivo será unânime, à semelhança do que aconteceu com os novos campeões nacionais de hóquei em patins (a equipa de Valongo inscreveu este ano pela primeira vez o seu nome no historial de vencedores).

José Manuel Ribeiro lembrou Sobrado como "uma terra muito especial em respeito ao ciclismo", enumerando os três filhos da terra que venceram a Volta a Portugal (Joaquim Leão, que ganhou a prova há 50 anos, Fernando Moreira e Nuno Ribeiro, para dizer que chegou a hora de criar um memorial na freguesia.

"Está na hora de o município, com a ajuda da Junta, criar um espaço para que nasça em Sobrado um núcleo, com dignidade, em memória do ciclismo, da paixão pelo ciclismo e pelos seus vencedores", sublinhou, acrescentando que a obra, "igualmente como um agradecimento ao apoio da população à modalidade", deverá nascer "entre este ano e o próximo".

Em nome da UCS, o presidente Nuno Ribeiro repetiu que foi possível construir um grupo forte e assegurou que o grupo "venceu com justiça a Volta", aproveitando para agradecer o apoio de todos aqueles que estiveram com a equipa.

Numa declaração ao "sprint", o camisola amarela da Volta em 2014, o espanhol Gustavo Veloso, repartiu os méritos por todos, afirmando: "Ganhei a Volta, mas a vitória é coletiva e para todos".