O ciclista espanhol Alberto Contador, recente vencedor da Volta a Espanha, anunciou hoje que falhará a Volta a Pequim devido a problemas no joelho lesionado durante a queda que o obrigou a retirar-se da Volta a França.

“Más notícias. Hoje no treino o joelho apenas me permitia pedalar, não estarei na China”, escreveu o ciclista madrileno na sua conta na rede social Twitter.

Contador já tinha renunciado ao Mundial de Ponferrada, depois de ganhar pela terceira a Volta a Espanha, mas este domingo reapareceu na Volta à Lombardia, em que foi 34.º, a 58 segundos do vencedor, o irlandês Daniel Martin.

“A seguir será fazer uma ressonância, para ver o estado do joelho e pensar em 2015”, acrescentou.

A renúncia de Contador à Volta a Pequim, última competição do calendário World Tour, assegura praticamente o número um do “ranking” mundial ao atual líder, o seu compatriota Alejandro Valverde.

Valverde lidera a classificação à frente Contador, do australiano Simon Gerrans e do português Rui Costa, que já assegurou a quarta posição, podendo ainda chegar ao terceiro. Dos 12 primeiros da tabela, só Rui Costa e Valverde estarão na Volta a Pequim.