O diretor da Volta a França disse hoje que está a aguardar para conhecer os resultados da investigação independente encomendada pela União Ciclista Internacional (UCI) sobre as suspeitas de dopagem na equipa Astana.

“Estou atento a tudo o que se diz e ao que possa ser anunciado nos próximos dias”, indicou Christian Prudhomme, em Mont Saint-Michel, onde apresentou o arranque da edição de 2015.

Como já indicara há umas semanas, na apresentação do Tour de 2015, o diretor da prova francesa elogiou o trabalho da UCI, que anunciou a criação de uma comissão independente para investigar a proliferação de positivos na equipa Astana, do vencedor do ano passado, Vincenzo Nibali.

“A investigação independente mostra que a UCI está a cumprir o seu papel, a sua obrigação no que se refere à luta antidoping. Estamos à espera”, acrescentou Prudhomme.

A Astana aguarda uma decisão da federação internacional quanto à licença para o próximo ano, depois de a equipa - quer na sua formação profissional, quer na continental - ter registado cinco casos de doping nos últimos dois meses.