O português David Rosa, campeão nacional de cross country olímpico (XCO) e 21.º do ‘ranking’ mundial, terminou hoje em segundo lugar o Open de Espanha, disputado em Jerez de la Frontera.

O português destacou-se cedo na prova com o espanhol David Valero, mas acabou por ceder na parte final da corrida, cortando a meta 26 segundos depois do vencedor.

José Pedro Dias foi oitavo classificado, enquanto Mário Costa acabou em 11.º. Gonçalo Amado não concluiu a corrida, devido a um problema mecânico.

Joana Monteiro acabou na quarta posição na prova de elite feminina, numa corrida ganha pela espanhola Lucia Vazquez. A corredora portuguesa foi a melhor sub-23 feminina.

Nos escalões juniores, João Rocha alcançou a quarta posição, enquanto Miguel Duarte foi sexto.

Em cadetes femininas, Marta Branco foi a segunda classificada.

“Cumprimos os objetivos de somar pontos para o apuramento olímpico e de dar rodagem internacional às femininas e aos corredores mais jovens. Conseguimos pódios na prova absoluta masculina, nos sub-23 masculinos e femininos e nas cadetes”, considerou o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Para Pedro Vigário, “não era comum” os portugueses estarem “constantemente na luta pelas primeiras posições, mas isso agora acontece frequentemente, o que revela o prestígio” seleções nacionais de XCO.