A cidade de Vila Franca de Xira regressa em 2015 à Volta a Portugal em bicicleta depois de 39 anos de ausência, anunciou hoje a organização que revelou que assinou um acordo de três anos com a autarquia.

O protocolo entre a autarquia e a organização da prova torna possível o regresso da “caravana” a Vila Franca de Xira, já este ano, na partida da última etapa da 77ª Volta a Portugal, e estende-se até 2017.

Em 2016, a cidade irá acolher o contrarrelógio decisivo e no ano seguinte será palco do arranque da primeira etapa em linha.

A 09 de agosto, a cidade da Lezíria será o ponto de partida para a última etapa da 77.ª edição, uma jornada de 132,5 quilómetros que terminará no centro de Lisboa, com um circuito de seis voltas.

A última vez que Vila Franca de Xira assistiu a uma partida de etapa da Volta a Portugal foi há 39 anos. Este concelho escreveu até agora uma breve história na competição, ao servir por três vezes de rampa de lançamento para contrarrelógios, sempre com o mesmo destino: Lisboa. E curiosamente com a mesma distância: 35 quilómetros.

Nas primeiras duas ocasiões, 1969 e 1970, Joaquim Agostinho (Sporting) foi o mais rápido a chegar à capital, mas em 1976, último ano em que a Volta partiu do concelho ribatejano, foi Marco Chagas (Costa do Sol) a triunfar nos derradeiros 35 quilómetros que ligaram Vila Franca de Xira a Lisboa.