O ciclista alemão Tony Martin (Etixx-QuickStep) procura hoje conquistar a sua terceira vitória na Volta ao Algarve, no final da quinta e última etapa, que termina no Alto do Malhão (Loulé).

Martin parte para os 169 quilómetros entre Almodôvar e o alto do Malhão, uma contagem de montanha de segunda categoria no ponto mais alto de Loulé, com três segundos de vantagem para o vencedor do ano passado, o britânico Geraint Thomas.

O alemão, vencedor da ‘Algarvia’ em 2011 e 2013, terá a difícil tarefa de impedir a revalidação do título do líder da Sky, que se defende melhor a subir.

Na luta pelo pódio, estão ainda o espanhol Ion Izagirre (Movistar), terceiro, a 20 segundos, os franceses Tony Gallopin (Lotto Soudal), quarto, a 41, e Thibaut Pinot (FDJ), quinto, a 47, e o português Tiago Machado (Katusha), sétimo, a 59.

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff), o melhor no Malhão em 2014 e 2010, é o único ciclista que pode repetir triunfo no alto.

Muito antes da subida final, o pelotão, que sai às 11:20 horas de Almodôvar, vai enfrentar duas metas volantes, uma ao quilómetro 48,9 e outra ao 114,9, com a contagem de terceira categoria de Feiteira (83,7) a intermediar, antes de rumar à contagem de montanha de segunda categoria situada no Malhão (126,2), na primeira passagem de duas pela meta.

Depois da primeira escalada, que deverá fazer uma seleção no pelotão, o grupo de favoritos subirá uma nova montanha de terceira (147), antes de iniciar os últimos 2.900 metros da 42.ª edição, uma subida com uma inclinação média de 8,6 por cento, com troços que atingem os 20 por cento.