O ciclista francês Thibaut Pinot (FDJ) carimbou hoje a vitória no Critério Internacional, ao vencer a terceira tirada da prova gaulesa, uma etapa de montanha com final em alto.

Na Col de L'Ospedale (956 m), Thibaut Pinot não se limitou a preservar a vantagem obtida com o triunfo no contrarrelógio de sete quilómetros e acabou por consolidar a vitória na geral, ao conquistar a etapa-rainha, com tempo de 4:34.18 horas.

O líder da FDJ, a maior promessa francesa para as voltas de três semanas, vence pela primeira vez a emblemática prova gaulesa da divisão continental, depois de já em 2015 ter sido segundo.

Na ligação entre Porto Vecchio e Col de L'Ospedale, de 171,5 quilómetros, os franceses Pierre Latour (AG2R) e Arnold Jeannesson (Cofidis) completaram o pódio, a sete e 12 segundos, respetivamente. La Tour 'escalou' do 22.º para o segundo posto da geral, a 37 segundos de Pinot.

Jeannesson subiu do 31.º para o quarto lugar, mas acabou a dois segundos do holandês Sam Oomen (Giant), quinto na etapa e terceiro na geral.

Bruno Pires (Team Roth), único português em prova, foi 24.º na etapa, a 4.59 minutos de Pinot, e garantiu essa mesma posição na geral, ascendendo quarenta lugares.

O francês Jean Christophe Péraud (AG2R), vencedor das últimas duas edições, desiludiu na montanha, ficando a 3.58 minutos, em 20.º lugar.