O ciclista espanhol Jesus Ezquerra (Sporting Tavira), quarto classificado da Volta ao Alentejo em 2016, terminou em 13.º a primeira etapa da Volta ao Azerbaijão, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Phil Bauhaus (Bora-Argon 18).

Na ligação entre Baku e Sumayit, de 154 quilómetros, Bauhaus somou a terceira vitória da carreira (as outras duas haviam sido conquistadas em 2014, na Volta a Portugal), com o tempo de 3:34.19 horas, superando ao 'sprint' o australiano Scott Sunderland (Team Illuminate) e o italiano Luca Wackermann (Nasr-Dubai).

Do contingente nacional, Bruno Pires (Team Roth) foi o ciclista mais forte, finalizando em 23.º. David Livramento e Hugo Sabido, ambos do Sporting Tavira, terminaram em 53.º e 65.º, integrados no pelotão.

O italiano Rinaldo Nocentini, chefe de fila do Sporting Tavira, equipa ainda sem triunfos em época de estreia, foi 39.º classificado.

A segunda tirada, de 186,5 quilómetros, entre Baku e Ismayilli, conta com três contagens de montanha, mas é previsível nova chegada ao 'sprint'.