Ciclismo

15-09-2016 08:35

Portugueses consolidam liderança no Tour de Timor

A edição de 2016 do Tour de Timor, que decorre até sábado, é composta por cinco etapas em bicicleta de montanha, contando com 120 participantes de 19 nações.
Copenhaga quer receber partida da Volta a Fran
Foto: SAPO Desporto

Portugueses consolidam liderança no Tour de Timor

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Os ciclistas portugueses David Vaz e Celina Carpinteiro consolidaram hoje a liderança do Tour de Timor depois de concluída a terceira etapa da prova, entre Quelicai e Iliomar, no final da qual vários atletas tiveram de ser assistidos.

David Vaz venceu a terceira etapa, com uma distância de 83,5 quilómetros, num tempo de 3:16:15.00, à frente de Kirill Kazantsev (Cazaquistão), que ficou apenas 18 segundos atrás, e do tailandês Keerati Sukprasart (3:18:28.50).

Entre as mulheres, a britânica Catherine Williamsons foi a primeira a cortar a meta, com um tempo de 4:05:34.40, à frente de Celina Carpinteiro, que chegou 50 segundos depois, e da também portuguesa Ilda da Silva Pereira.

Celina Carpinteiro mantém-se, porém, em primeiro lugar na classificação geral.

Pelo terceiro dia consecutivo, Jacinto de Jesus da Costa foi o melhor timorense, completando a etapa em 4:16:33.20.

A etapa de hoje, a antepenúltima da prova, ficou marcada por vários ciclistas terem necessitado de assistência.

Segundo informaram os organizadores, o australiano Craig Cooke, quarto na chegada, teve de ser assistido, tendo quatro ciclistas timorenses "colapsado na linha de chegada".

A edição de 2016 do Tour de Timor, que decorre até sábado, é composta por cinco etapas em bicicleta de montanha, contando com 120 participantes de 19 nações.

Na sexta-feira, decorre a quarta etapa, entre Iliomar e Com (104 quilómetros) e no sábado a quinta e última, entre Lospalos e Baucau (87 quilómetros).

Os vencedores dividem prémios no valor total de 58.000 dólares (quase 52.000 euros) e a primeira e última etapa da prova estão registadas pela União Ciclista Internacional, permitindo aos vencedores acumular pontos para a sua classificação internacional.

Conteúdo publicado por Sportinforma