O espanhol Carlos Barbero (Movistar) pode hoje tornar-se no primeiro ciclista a vencer duas edições da Volta ao Alentejo, no final da quinta e última etapa, que termina em Évora.

A cidade património mundial da humanidade será o palco da consagração do vencedor da 35.ª edição, no final de uma ligação de 168,9 quilómetros com partida de Ferreira do Alentejo.

Depois de arrancar para a estrada, às 11:50, o pelotão tem 62,8 quilómetros tranquilos até à meta volante do Alvito, rumando a seguir a Alcáçovas, onde está instalado o segundo ‘sprint’ intermédio da tirada, ao quilómetro 90,4.

Após enfrentarem a única contagem de montanha do dia, uma quarta categoria em Montemor-o-Novo (122,6), os ciclistas prosseguem no sentido de Arraiolos, onde, ao quilómetro 144,6, cruzam a última meta volante da 35.ª edição.

A chegada à Praça do Giraldo, prevista para as 16:01, deverá confirmar o triunfo de Carlos Barbero, o vencedor de 2014, que tem 17 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), e 23 sobre o holandês Jasper De Laat (Metec-TKH).

Em 35 edições da Volta ao Alentejo, nunca nenhum ciclista conseguiu repetir o triunfo, uma particularidade que fazia da corrida portuguesa uma prova única no mundo.