O ciclista português João Benta (Louletano-Ray Just Energy) sofreu hoje uma queda grave que comprometeu as suas ambições na geral individual, mas recusou abandonar a Volta a Portugal.

Benta, 11.º da classificação geral à partida, caiu a 60 quilómetros da meta da oitava etapa e teve de ser amparado para se levantar, parecendo combalido e atordoado. Em sofrimento, cortou o risco de chegada em Castelo Branco, pediu tempo aos jornalistas que o aguardavam e debruçou-se na bicicleta, cheio de dores, apresentando escoriações por todo o corpo.

“Pensei que não ia conseguir seguir. Quando vi que me conseguia mexer quis continuar”, explicou, de lágrimas nos olhos, assumindo que não recorda quase nada do momento da queda a não ser que se deveu a uma lomba.

Depois de ter perdido 01.19 minutos e de ter caído para a 13.ª posição da geral liderada por Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), o corredor do Louletano-Ray Just Energy assumiu que o seu objetivo de acabar nos dez primeiros é agora inalcançável.

“Não sei como estou, mas quero chegar ao fim, principalmente porque esta é a Volta do meu regresso”, confessou Benta, que esteve suspenso três anos por doping.