O diretor provincial da Juventude e Desportos de Benguela, Pedro Garcia, manifestou no sábado a disponibilidade da região acolher, em 2015, a realização do Campeonato Africano das Nações de Futebol para Amputados (CANAF).

O responsável, que falava na cerimónia de despedida das equipas que participaram no oitavo campeonato nacional da categoria, que decorreu de 4 a 11 de outubro, admite a organização do africano em Benguela, mas insiste que será necessária uma avaliação neste sentido.

"Caso seja dado aval, o próximo campeonato africano será em Benguela e estaremos preparados", frisou o responsável, assumindo que os benguelenses amam o desporto e teriam muito gosto em apoiar a seleção angolana de futebol a vencer na categoria.

Garcia explicou ainda que, no âmbito da candidatura de Angola para albergar o africano para amputados em 2015, as autoridades locais foram convidadas pelo Comité Paralímpico Angolano (CPA) para acolher o campeonato nesta província.

O diretor econheceu que se trata de um evento de grande envergadura, mas garantiu que Benguela já está habituada a organizar eventos desportivos de alto nível, isto porque tem condições desportivas "excelentes" para acolher equipas.

Pedro Garcia felicitou, por outro lado, o misto do Huambo pela conquista do primeiro título nacional de futebol para amputados, mercê da vitória, por 3-1, sobre Malanje.

Antigo capitão da seleção angolana de futebol em honras, Pedro Garcia aproveitou ainda para felicitar o CPA (Comité Paralímpico Angolano) por ter realizado a prova na província de Benguela, fator crucial para o desenvolvimento do futebol para amputados.