A Fundação Para as Crianças da UEFA anunciou esta terça-feira o investimento de 1,1 milhões de euros em oito novos projetos sociais, um dos quais visa a melhoria das condições de vida das crianças de rua em Luanda.

Em comunicado, a fundação, presidida pelo português Durão Barroso, explica que o projeto, que envolve também a ONG SAMU, “visa melhorar e facilitar o acesso aos serviços sociais básicos para as crianças e jovens de rua em Luanda”.

A fundação refere que “o projeto também desenvolverá atividades sociais e desportivas, fazendo do futebol uma atividade de apoio à integração”, lembrando que “segundo a UNICEF, 5.000 crianças e jovens vivem nas ruas de Luanda”.

O organismo aprovou ainda projetos no Senegal, na Irlanda, no Burkina Faso, no Iraque, no Escócia, no Nepal e em Jerusalém Oriental.

Citado pela assessoria da fundação, Durão Barroso assegurou que o organismo pretende continuar a trabalhar “para defender os direitos das crianças mais pobres, para apoio - por meio da educação, saúde, integração social e acesso ao desporto”.