A Federação Angolana de Futebol (FAF) será implacável a partir de 2016 com os treinadores das categorias de juniores e seniores que não possuam carteiras profissionais, impedindo-os de se sentarem no banco durante os jogos.

O facto foi dado a conhecer no sábado, na cidade do Huambo, pelo secretário-geral da FAF, José Cardoso de Lima, durante o encerramento do primeiro curso básico de treinadores de futebol, promovido pela associação local de futebol.

Cardoso de Lima afirmou que a intenção do órgão que rege o futebol no país é combater o amadorismo, por ser um dos fatores que retardam o desenvolvimento do futebol angolano, sobretudo nas camadas de formação.

"Não podemos ensinar crianças sem conhecimentos técnicos por parte dos treinadores. Assim, o nosso apelo vai para as direções das associações provinciais, no sentido de promoverem este tipo de ações de formação dirigidas aos técnicos, para melhorar a qualidade de formação de jogadores de futebol no país", explicou.

Participaram da ação formativa, que durou 15 dias, 90 treinadores das províncias do Huambo, Cuanza Sul, Bié, Cuando Cubango e Huíla.