Futebol

27-03-2017 19:19

Angola e África do Sul defrontam-se pela nona vez

Jogo ficará marcado pela integração de jovens e a contratação de um novo selecionador, o brasileiro Beto Bianchi.
Beto Bianchi

Beto Bianchi, novo selecionador de Angola

Por SAPO Desporto c/ Angop sapodesporto@sapo.pt

Desde o primeiro jogo entre as seleções de futebol de Angola e África do Sul em 1996 (0-1), em Joanesburgo, para a fase final do CAN, as duas partes voltam a defrontar-se esta terça-feira em jogo particular no cumprimento da segunda data FIFA'2017, naquele que será o nono confronto do histórico entre ambas.

Desta vez trata-se de um treino de valor acrescentado a disputar-se a partir das 18h00 (hora de Angola) no estádio Bufalo City, em Bloefonteim, num período de renovação dos Palancas Negras marcado pela integração de jovens e a contratação de um novo selecionador, o brasileiro Beto Bianchi.

No histórico, os Palancas Negras conseguiram apenas uma vitória (2-0), a 18 de Outubro de 2015 para a primeira mão da última eliminatória de acesso à fase final do CHAN'2016 (campeonato africano para jogadores que militam nos respectivos países), disputado em Joanesburgo (África do Sul).

Seguiram-se dois empates - na estreia do CAN de 1998, no Burquina Faso (0-0) e na segunda jornada do Campeonato Africano realizado em 2008, no Ghana (1-1).

Em 2009, em Joanesburgo, os Bafana Bafana voltaram a triunfar em amigável (2-0), idêntico resultado obtido em jogo da terceira jornada da fase de grupo do CAN de 2013 que a mesma África do Sul albergou.

No dia 6 de Junho de 2015 Angola voltou a perder, por 1-2, em amistoso da data FIFA, em solo sul-africano, desaire repetido em 24 de Dezembro do mesmo ano por 1-2.

As duas selecções voltaram a defrontar-se no dia 13 de Novembro de 2015, no estádio nacional de Ombaka (Benguela) com vitória para os sul-africanos (3-1) nas eliminatórias de acesso à fase de grupos de apuramento ao Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.

Na segunda mão, fora, os Palancas Negras voltaram a baquear por 1-0.

Este será o segundo jogo amistoso dos Palancas Negras nesta nova Era, depois de derrota no reduto dos Mambas (Moçambique) por 0-2.

Conteúdo publicado por Sportinforma