Edmilson há muito que deixou de jogar. Hoje a sua vida é passada no gabinete da presidência do Espírito Santo Sociedade Esportiva (ESSE), clube do Espírito Santo, no Brasil.

Mas quando há problemas cabe ao presidente resolvê-los, e isso até pode passar por entrar em campo devido à falta de jogadores. E, à semelhança de 2011, é isso mesmo que vai acontecer, para jogar a série B do Estadual.

“Realmente, acabei me inscrevendo. Em virtude de estar a ter dificuldades em registar alguns jogadores que se transferiram para cá, acabei fazendo a minha inscrição e vou ter de entrar em campo no sábado”, começou por contar ao SAPO Desporto.

Edmilson envelheceu, mas continua 'sequinho', as palavras são suas, para poder entrar e, pelo menos, tentar resolver: “Graças a Deus não engordo muito, estou bem fisicamente, acho que dá para entrar em campo e dar uns toques”.

E será o que o presidente respeitará o treinador dentro de campo? “Realmente temos que respeitar o treinador. Eu como presidente à frente da direção é uma coisa. Na equipa é ele que manda. Lógico que vou acatar as ordens dele, e não vou entrar em atrito”.

O brasileiro sustenta esta história com risos, mas a história do Espírito Santo Sociedade Esportiva é muito séria, assim como as dificuldades que atravessa.

“A nível de patrocínios é complicado aqui no Brasil, em virtude da crise atravessamos. Mas estamos a trabalhar, estamos a fazer um programa de sócios. O clube já tem 18 anos, temos revelado alguns jogadores para Portugal, Irão, Sérvia, vários países. A gente está sempre a revelar jogadores, agora é ultrapassar o momento complicado”, explica.

Mas voltamos um pouco atrás na conversa. Edmilson era famoso por fazer golos e um jogador não esquece a forma como se posicionar para meter a bola lá dentro. O resto é que é pior.

“Fazer golos era sempre um prazer, colocava-me sempre bem em campo. Isso não será o problema. O problema será a parte física. Mas a gente não engorda. Vai dar para fazer uma boa reestreia”, atira.

Depois de ter falhado a primeira jornada por falta de jogadores, o ESSE entra em campo no próximo sábado frente ao Castelo, na segunda jornada da série B do Estadual do Espírito Santo. E Edmilson estará lá para ajudar.