Ryan Mendes assinou contrato de quatro anos com o Lille, da 1ª divisão francesa, num negócio avaliado em três milhões de euros. O avançado  que jogava no Le Havre da Ligue 2, onde chegou vindo do Batuque FC de S. Vicente, é o internacional cabo-verdiano mais caro da história do futebol das ilhas.

No Le Havre, Ryan Mendes fez 14 jogos na época 2009-2010 e 32 na época seguinte. Mas o ano de verdadeira "explosão" foi em 2011-2012, quando se afirmou como um dos melhores da 2ª divisão francesa, tendo feito parte do onze ideal da competição. Marcou 13 golos em 34 partidas com o Le Havre.

Rápido com os dois pés, Ryan joga preferencialmente nas alas. Na época passada falou-se muito na possibilidade de mudar para o FC Porto, seu clube do coração como o próprio confidenciou. Vários clubes da 1ª liga francesa também demonstraram interesse no internacional cabo-verdiano, que agora muda-se para o Lille.

Ryan já manifestou a sua felicidade pela mudança: «Estou contente de estar aqui. Tenho de agradecer o clube pelo interesse demonstrado em mim. Quando falo do Lille, falo de um clube que joga um bom futebol, com qualidade, algo que me agrada. Não hesitei um minuto», disse o cabo-verdiano ao site do clube.

O jogador está entusiasmado por poder jogar a Liga dos Campeões: «A champions é o desejo de qualquer futebolista. A mim resta-me trabalhar muito para que a minha adaptação seja breve».

Rudi Garcia, técnico do Lille, mostrou-se agradado com a contratação: «É com grande satisfação que vejo a vinda de Ryan, porque é um jogador que já seguíamos há muito tempo. Tem caraterísticas diferentes dos nossos avançados. É muito bom nas alas, dá profundidade ao jogo, tem velocidade e boa técnica individual. É um jovem em quem depositamos muitas esperanças», disse o treinador francês.

O jogador nascido em S. Vicente terá a oportunidade jogar a Liga dos Campeões e mostrar o seu talento ao mundo.