Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), alertou hoje para o risco do Estádio da Várzea, na Praia, ser interditado pela FIFA para acolher jogos internacionais, devido às más condições do relvado. O aviso do dirigente foi feito no programa "Antena Aberta", da RCV, para manifestar a sua oposição à realização da terceira edição da Gala Cabo Verde Music Award, (CVMA), agendado para sábado, no único relvado em Cabo Verde certificado pela FIFA para acolher provas  internacionais.

O líder federativo afirmou que a FCF é contra espectáculos culturais do género no Estádio da Várzea, com base num parecer técnico recolhido junto da empresa belga que instalou a relva sintética.

«Na altura, entenderam que não seria conveniente fazer espectáculos  musicais no estádio da relva sintética e inclusive, ameaçaram em não assinar o certificado de garantia, porque havia ameaças de uma série de espetáculos no estádio da Várzea», explicou Mário Semedo, sublinhando que a relva está numa situaão «muito delicada».

Paralelamente, Cabo Verde vai receber «muito brevemente» uma inspeção da FIFA sobre o Estádio da Várzea, quando «já no ano passado houve recomendações deste organismo que rege o futebol mundial, no  sentido de preservar o relvado».

O líder federativo advertiu que corre-se o risco da inspecção da FIFA chegar a qualquer hora e reprovar jogos internacionais no Estádio da  Várzea, que implica jogos da selecção de Cabo Verde fora do país nos  próximos tempos, já que «não há nenhum outro estádio no arquipélago que tenha licenciamento para os jogos organizados pela FIFA».

A realização da terceira edição da Gala CVMA tem gerado polémica com os clubes, atletas e dirigentes da Associação a reprovarem a cedência do Estádio da Várzea pela Câmara à organização do evento, enquanto o  vereador do Desporto entende ser uma forma da autarquia gerir o espaço em termos financeiros, ressalvando que existem seguros para cobrir possíveis danos.

O relvado sintético do Estádio da Várzea é fruto de investimentos feitos pela Federação Cabo-verdiana de Futebol através do projeto da FIFA de cerca de 540 mil euros (cerca de 600 mil contos).

A seleção de Cabo Verde tem já dois importantes compromissos para as eliminatórias para o Mundial de 2014 com a sua congénere da Guiné Equatorial, estando a primeira mão prevista para 24 deste mês em Malabo.