Um torneio relâmpago, envolvendo as sete equipas oficiais, abre este sábado a temporada futebolística em Santo Antão – Sul, confirmou hoje o presidente da Associação Regional de Futebol, nesta Região, Fernando Lima.

As equipas, que estão divididas em dois grupos, vão disputar jogos de apenas 45 minutos de duração e os vencedores de cada “poule” disputam a final no dia 07 de Dezembro.

A Académica, o Sporting e o Inter formam o grupo A e o Marítimo, Sanjoanense, Santo André e o Tarrafal integram o grupo B.

Segundo Fernando Lima, as equipas estão preparadas para »o pontapé de saída» nas provas oficiais em Santo Antão - Sul, onde, além deste torneio, estão calendarizados o campeonato regional e a taça Porto Novo.

A Associação Regional de Futebol de Santo Antão - Sul prossegue as negociações com a Conservatória dos Registos do Porto Novo com vista a viabilizar o processo de inscrição das equipas, que tem de ficar concluído até 06 de Dezembro.

Aquele responsável disse à Inforpress que, esta época, surgiram «alguns factores extra» que podem colocar em risco toda a programação do organismo que dirige.

Referiu-se à decisão da Conservatória dos Registos no concelho do Porto Novo em obrigar os clubes a pagarem uma taxa de 450 escudos para o reconhecimento de assinaturas dos jogadores.

Avançou que os clubes não têm capacidade para suportar os custos com o reordenamento das assinaturas dos jogadores (25 por da equipa).

«É a primeira que a Conservatória dos Registos fazem esse tipo de exigência», lamentou Fernando Lima, adiantando que Santo Antão –Sul é a única região onde essa taxa está a ser cobrada aos clubes.

No torneio relâmpago não se exige a inscrição dos atletas pelos clubes, que terão que fazê-lo, nos ternos dos regulamentos, durante a primeira semana de Dezembro.