O gestor do Estádio Nacional, Inácio Carvalho, garantiu hoje, na Cidade da Praia, que o jogo entre Cabo Verde e a Zâmbia, a contar para a segunda jornada das eliminatórias do CAN'2015, vai realizar-se naquela infraestrutura desportiva.

A garantia foi dada à Inforpress, para refutar as suspeições de que o Estádio Nacional ainda não tem o certificado da Confederação Africana de Futebol (CAF) e da FIFA para receber os jogos internacionais.

O responsável adiantou que, na semana passada, esteve naquela maior infraestrutura do país um inspector da CAF, “a mando da FIFA”, para fazer a inspecção, tendo constatado que está “tudo às ordens” para receber os jogos internacionais.

“Depois da sua estada na Cidade da Praia recebemos um documento no qual dá como apto o Estádio Nacional para receber qualquer evento de cariz internacional”, afiançou Inácio Carvalho.

O Estádio Nacional, inaugurado a 23 de agosto deste ano, tem a capacidade para 15 mil assentos já implantados, dos quais cinco mil cobertos.

A infraestrutura está equipada com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

Financiado e executado no âmbito da cooperação com a China, o Estádio Nacional ocupa uma área de cerca de 11.530 metros quadrados e está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA e dispõe de uma pista de atletismo.

A infraestrutura, concluída em três anos, está equipada com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

O Estádio Nacional dispõe, igualmente, de um espaço externo apropriado para a prática das disciplinas de atletismo, como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan (totalmente implantada) para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo, mais as modalidades de salto em altura, triplo e lançamento de peso, enquanto as modalidades de lançamento de disco e peso ficam destinadas à pista construída no recinto externo do Estádio.