O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia, (MpD-oposição) vai propor no debate do Orçamento do Estado para 2015, que se dediquem verbas para a manutenção e a conservação do Estádio Nacional, avaliado em 45 mil contos.

O líder Fernando Elísio Freire revelou esta intenção em declarações à imprensa durante a visita efetuada hoje por uma comitiva do grupo parlamentar do MpD ao Estádio Nacional, cita nas imediações de Monte Vaca em São Filipe (Cidade da Praia), justificando que quer deixar uma mensagem clara em como o país deve investir fortemente nas suas prioridades.

O líder da bancada parlamentar do MpD esclareceu que são necessários 45 mil contos de investimentos para que o Estádio Nacional possa ficar num ponto em que "dê total orgulho aos cabo-verdianos", pelo que entende, ser “preciso a nível deste Orçamento do Estado começar a dar sinais neste sentido”.

Fernando Elísio Freire reivindica o investimento a nível dos balneários, dos bancos dos treinadores e das bancadas, assim como da melhoria do acesso, de forma a dar "rapidamente" ao desporto cabo-verdiano "uma dimensão real e efetiva".

"Governo tem que dar um sinal e não pode desresponsabilizar-se com a falta de verbas porque é um sector estratégico que tem permitido a Cabo Verde afirmar-se no mundo. Com isto não se deve brincar”, ressalva Freire que lançou um forte apelo aos cabo-verdianos no sentido de preservarem o Estádio Nacional e dar a imagem de um país que vibra com a vitória dentro da sua cultura da cidadania.

Considera que todos os cabo-verdianos estão orgulhosos na sua seleção nacional de futebol e unidos por causa da Bandeira e do Hino Nacional, porquanto os atletas têm sido grandes embaixadores de Cabo Verde em todo o mundo.

"Isto reforça o nome do país, faz com que haja atração e que Cabo Verde seja conhecido no mundo", frisou.

Inaugurado a 23 de Agosto último, esta que é referenciada como a maior infraestrutura desportiva construída em Cabo Verde e das maiores em toda a história de Cabo Verde independente, o Estádio Nacional tornou-se palco da seleção nacional e prepara-se para a 15 do corrente receber o jogo entre Cabo Verde e Níger, de qualificação para o Campeonato Africano das Nações’2015.