Os clubes de futebol na ilha de Santo Antão estão a trabalhar com vista a conquistar "mais cedo ou mais tarde" um título nacional de Cabo Verde para esta região desportiva, que esteve já perto de o conseguir.

A afirmação é do presidente da Associação Académica do Porto Novo, Elísio Silva, para quem o seu clube é o exemplo desse trabalho que está a ser feito, nos últimos anos, em Santo Antão, visando “um dia trazer um título nacional” para esta ilha.

O líder da Académica do Porto Novo lembrou à Inforpress que já por duas vezes o seu clube esteve perto de conquistar o tão ansiado troféu nacional para o futebol santantonense.

“Um dia, um clube de Santo Antão vai ganhar o campeonato nacional”, acredita Elísio Silva, recordando que em 2012 e 2013 a Académica do Porto Novo chegou à final da taça de Cabo Verde e do campeonato nacional, respetivamente.

A Académica do Porto Novo perdeu a final da Taça de Cabo Verde para os Onze Unidos do Maio e, na final do campeonato cabo-verdiano, para o Mindelense.

Os pentacampeões regionais de Santo Antão – Sul estiveram perto de conquistar um desses troféus, segundo o líder da Académica do Porto Novo, assegurando que o seu clube continua a alimentar o sonho de presentear esta ilha com um troféu nacional.

Além dos clubes, a seleção de futebol de Santo Antão já esteve também perto de conseguir esse desiderato, segundo o líder da Académica do Porto Novo, lembrando que o combinado santantonense já “por algumas vezes”, esteve na final do inter-ilhas (taça Independência).

O selecionador de futebol de Santo Antão, Rildo Tavares, disse, opor seu turno, que a seleção santantonense “está confiante e na máxima força” e espera conquistar o inter-ilhas 2015, que decorre entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, na ilha do Sal.